Páginas

sábado, 4 de maio de 2013

O QUE IMPEDE NOSSAS ORAÇÕES DE SEREM RESPONDIDAS







A oração é o ponto básico da nossa comunhão com Deus. Os cristãos logo após serem salvos precisam aprender a orar, tem plena comunhão com Deus. Não existe uma forma certa de orar, mais todos, sem exceção, desejam ter suas orações respondidas. Não é normal um cristão não ter suas orações respondidas, se as suas orações não estão sendo ouvidas, há algo de errado. É bom lembrarmos que nossas orações são sempre ouvidas pelo Senhor, independentes de como foram feitas, mais além de serem ouvidas, precisam ser respondidas. Como já dissemos, não existe uma forma única de orar, mais a Bíblia nos apresenta alguns pontos que precisamos levar em consideração. Se você ora mais não é respondido, você deve estar falhando em alguns pontos que citaremos.


PECADO

Sem dúvida nenhuma, o maior impedimento para termos nossas orações respondidas é o pecado. Para que a água saia do reservatório e chegue à nossa casa, os canos precisam estar limpos, sem entulho, se tiver entulho, a água nunca chegará. O pecado é algo que nos “entulha”, que gera morte e impede as nossas orações de serem respondidas.
Em Salmos 24:4-5 diz que os limpos de mãos e puros de coração receberão do Senhor a benção e a justiça. Essa benção neste caso é a respostas à nossas orações. Ainda em Salmos, nós capítulo 66:18, o salmista diz que se ele tivesse no seu coração contemplado a vaidade, o Senhor não o teria ouvido. Se ele tivesse guardado no seu coração a vaidade, mesmo que não a praticasse o Senhor não o responderia. O que nos impede de sermos respondido nem sempre é a prática do pecado, mais simplesmente o fato de guarda-lo em nosso coração. Nosso coração é o lugar onde Deus habita ( Efésios 3:17), quando guardamos algum pecado em nosso coração, nós tiramos essa habitação do Senhor e a damos a algo que não procede de Deus. Esse é um verdadeiro impedimento.
Em Provérbios 28 13 diz: “O que encobre as suas transgressões jamais prosperará;mas o que confessa e deixa alcançará misericórdia”.O caminho é confessarmos nossos pecados e o deixarmos. Geralmente quando oramos, temos a tendência de falar sobre muitas coisas, mais precisamos entender que precisamos, antes de tudo, orarmos ao Senhor em busca de perdão. Seja em nossa oração individual ou coletiva, esse deve ser nosso princípio.Mesmo nas reuniões de oração, devemos antes de tudo, aplicar sobre nós o sangue do Cordeiro, buscando ser lavados e purificados para então podermos pedir, e receber.

FALTA DE FÉ

Outro ponto que nos impede de recebermos as respostas de nossas orações é a falta de fé. Muitas vezes oramos mais não cremos no coração, isso é um grande impedimento para Deus. Precisamos lembrar que o Senhor age por meio da nossa fé. Quando estava na terra e curava alguém, ele sempre dizia que era para ser feito segundo a fé da pessoa, um exemplo está em Mateus 9:27-29.
Em Marcos 11:24 o Senhor diz: “Por isso, vos digo tudo que em oração pedirdes,crede que recebeste e será assim convosco”. Aqui o Senhor não diz “crede que receberá”, mais sim, ”crede que recebeste”. Quando orarmos, precisamos crer no coração que o Senhor já nos respondeu e não que Ele nos responderá. Se sentirmos que temos pouca fé, precisamos ir diante do Senhor e orar a ele, buscando o fortalecimento da nossa fé. Isso é muito importante, pois em nosso viver, tudo gira em torno da fé. Sem fé não somos salvos, não podemos ter uma comunhão saudável com o Senhor e nem receber Dele as respostas para nossas petições.
Um exemplo de oração por meio da fé foi a de Josué em Josué 10:12-15.Quando Josué e o exército de Israel foi socorrer Gibeão,  ele orou e Deus fez para o sol e a lua, até que Israel vencesse a batalha. Josué, assim como eu e você, era uma pessoa normal, também tinha pecados, e com certeza também tinha seus erros, mais o que ele fez? Ele orou com fé e o Senhor respondeu as suas orações. Precisamos tomar o exemplo de Josué e oramos fervorosamente e com fé.

ORAR NO ESPÍRITO

Muitas vezes quando oramos, oramos de maneira natural, baseados em nossas próprias vontades. Pedimos algo sem nem saber ao certo o que estamos pedindo, e por isso, não somos respondidos. Tanto Paulo como Judas nos exortam a orar no Espírito. “Com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda a perseverança e súplica por todos os santos” (Efésios 6:18). “Vós, porém, amados, edificando-vos na vossa fé santíssima, orando no Espírito Santo” (Judas 20).
Tudo em nosso viver cristão precisa estar debaixo do guiar do Espírito, inclusive nossas orações. Por isso Paulo ainda nos exorta a andarmos no Espírito (Gálatas 5:16).Além do mais, o Espírito intercede por nós em nossas orações.( Romanos 8:26).

PEDIR

Esse ponto é bem óbvio, se não pedirmos, não receberemos. O Senhor em Lucas 11:9 e Mateus 7:7-11, nós exorta a pedirmos: “Pedi, e dar-se-vos-á”.Mais mesmos nossas petições não são de qualquer maneira. A Bíblia nos apresenta quatro pontos para pedirmos ao Senhor e assim receber a sua resposta.

Pedir no Nome do Senhor

Em João 14:13 diz: “E tudo quanto pedirdes em meu nome,isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado”.No capítulo 16:24 prossegue dizendo: “Até agora nada tendes pedido em meu nome;pedi e recebereis, para que vossa alegria seja completa”. Muitas vezes não somos respondidos por que não pedimos no nome do senhor. Cristo disse em João 17:10 que todas  as coisas do Pai são também Dele, sendo assim, tudo que pedirmos em nome Dele, receberemos. Em João 14:13, Jesus disse que ele faria para que o Pai seja glorificado. Tudo que Cristo nos dá tem uma finalidade, glorificar o Pai.Por isso nossas petições também precisam estar voltado para a glorificação do pai. Lembrem-se da oração de Mateus 6,primeiro devemos orar buscando as necessidades do Senhor e santificar o seu nome, e depois,oraremos por nós mesmos.

Permanecer no senhor e a Palavra em Nós

Em João 15:7 diz: “Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerdes em vós,pedireis o que quiserdes,e vos será feito. O segundo requisito é permanecermos no Senhor e a palavra do Senhor permanecer em nós. Como permanecemos no Senhor? Por meio do Espírito, quando o invocamos e tocamos no Espírito santo, permanecemos no Senhor. Como a palavra permanecem em nós? Praticando-a. sendo assim, precisamos viver no Espírito e praticar a palavra do Senhor, depois disto, tudo o que pedirmos ao Senhor, Ele nos dará.

Guardar os Mandamentos

Em 1 João 3:22, diz: “E aquilo que pedimos dele recebemos porque guardamos os seus mandamentos e fazemos diante dele o que lhe é agradável”.Guardar é simplesmente praticar o que ele nos tem falado, e isso é agradável ao Senhor, sendo assim poderemos pedir e receberemos a resposta

Pedir Segundo a Vontade de Deus

Ainda em 1 João no capítulo 5:14 diz: “E esta é a confiança que temos para com ele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade,ele nos ouve”.Precisamos aprender a pedir as coisas não baseado em nossas vontades, mais na vontade do Senhor. Um exemplo disso foi Ana, mão de Samuel. Muitas vezes ela orava ao Senhor pedindo um filho, mais o Senhor não lhe atendia, até que um dia ela com certeza percebeu a necessidade do Senhor, pois naquela época, não havia ninguém na terra que sustentasse a autoridade do Senhor, nem mesmo os  sacerdotes. E ela orou ao Senhor: “fez um voto, dizendo: Senhor dos exércitos, se benignamente atentares para a aflição da sua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva não esqueceres, e lhe deres um filho varão, ao Senhor o darei por todos os dias da sua vida e sobre a sua cabeça não passará navalha”. Essa foi a oração chave de Ana, ele tocou na necessidade e na vontade do Senhor, e foi respondida. Precisamos perceber  qual é a necessidade do Senhor e s a sua vontade e então orarmos segundo essas coisas e seremos respondidos.

NÃO PEDIR MAL

Não basta apenas pedir, precisamos não pedir mal. Tiago 4:3 diz: “Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres”. Muitas vezes oramos mais nossas orações são para nós mesmos, para nosso próprio prazer, por isso não somos respondidos pelo senhor. Até mesmo quando pedimos algo espiritual,pode ser para o nosso próprio prazer, e não pela vontade do Senhor.

PERSEVERAR EM ORAÇÃO

Muitas vezes não temos pecados,temos fé,oramos no Espírito,sabemos pedir e sabemos pedir direito mais mesmo assim não somos respondidos, o que nos falta? Nos falta perseverar em oração. Em Lucas 18:1 o Senhor diz que devemos orar sempre e4 nunca esmorecer, nunca desanimar. Nesse mesmo capítulo vemos a parábola da viúva e do juiz.
“Havia em certa cidade um juiz que não temia a Deus, nem respeitava homem algum. Havia também, naquela cidade, uma viúva que vinha ter com ele, dizendo: julga a minha causa contra meu adversário. Ele, por algum tempo não a quis atender; mas, depois, disse consigo; Bem que eu não temo a Deus, nem respeito a homem algum; todavia, como esta viúva me importuna, julgarei a sua causa, para não suceder que por fim, venha a molestar-me. Então disse o senhor: Considerai no que diz o juiz iníquo. Não fará Deus justiça aos seus escolhidos, que a ele clama dia e noite, embora pareça demorado em atendê-lo?” ( Lucas 18:3-7). Essa parábola é para nos mostra a necessidade de perseveramos em pedir ao Senhor, perseverar em oração. Portanto vemos seis coisas que impendem nossas orações de serem respondidas: o pecado, a falta de fé,o fato de não orarmos no Espírito, não pedir,pedir mal e não perseverarmos em nossas orações. Precisamos ver qual desses pontos se encaixa a nós no caso de não sermos respondidos pelo Senhor.
Jesus é nosso Senhor
Alzemendes V. Silva

12 comentários:

  1. quando estamos orando estamos conversando com Deus, em contato com ELE, estamos na intimidade com Deus. Não existe o tipo específico das nossas orações, é nesse momento que colocamos em prática frente a frente com o nosso Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, não existe tipo especifico de oração, mais a questão é que nossa condição precisa estar adequada com o Senhor. Se não estamos adequados nossas orações com certeza não serão respondidas pelo Senhor.

      Excluir
  2. Verdade,precisamos estar abertos para falar e ouvir o Senhor!

    ResponderExcluir
  3. BOa postagem irmão, bonito a página do blog. Deus abençoe; te convido a conhecer o meu se puder.

    Fique na paz!

    Ezequiel Domingues dos Santos

    www.ezequiel-domingues.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Irmão, como é que se põe um display como esse no blog?

    ResponderExcluir
  5. Irmãos nós criamos essa rádio, você quer colocar essa radio no seu blog?

    ResponderExcluir
  6. JOSÉ AUGUSTO SOUZA SANTOS, IGREJA EM JOÃO PESSOA. E-MAIL: jassantos04@hotmail.com
    GRAÇAS AO NOSSO SENHOR E CRISTO PODEMOS DESFRUTAR GRATUITAMENTE DE SUA VIDA. COMO EM ISAÍAS 55:1-6 SOMOS UM POVO QUE TEM SEDE, MAS NÃO TEMOS DINHEIRO. DESTA FORMA, O SENHOR PODE NOS SUPRIR, COM VINHO E LEITE. "AH! TODOS VÓS, OS QUE TENDES SEDE, VINDE AS ÁGUAS". OBRIGADO AO PAI PELO MANANCIAL, OBRIGADO AO FILHO PELA FONTE. OBRIGADO AO ESPÍRITO PELA SUA ÁGUA PURIFICADORA QUE TEM NOS LAVADO. "DAI DE GRAÇA O QUE DE GRAÇA RECEBESTES", DIZ O SENHOR. QUE ASSIM PROSSIGAMOS, LEVANDO, SEM NADA COBRAR E SEM EXAURIR AS PESSOAS, A SÃ PALAVRA, O ENSINO SAUDÁVEL DOS APÓSTOLOS, A PURA EXPRESSÃO DE DEUS LIVRE DE QUALQUER FERMENTO MALIGNO CAPAZ DE NOS DESVIAR DE SEU PROPÓSITO PRECÍPUO: CRESCERMOS EM VIDA PARA NA PRÓXIMA ERA REINARMOS COM ELE. QUE O SENHOR ABENÇOE RICAMENTE ESTA PÁGINA, SEUS IDEALIZADORES E SEUS VISITANTES, E QUE ESTES ÚLTIMOS, EM PARTICULAR, POSSAM SER LEVADOS A TER UMA EXPERIÊNCIA PESSOAL E ÍNTIMA COM O AUTOR E CONSUMADOR DE NOSSA FÉ, CRISTO JESUS. QUE POSSAMOS SER ENCORAJADOS COM AS VASTAS EXPERIÊNCIAS DA CRUZ PELAS QUAIS NOSSO AMADO IRMÃO WATCHMAN NEE TANTO DESFRUTOU E ASSIM, FORTALECIDOS NO SENHOR, POSSAMOS ROGAR AO PASTOR E BISPO DE NOSSAS ALMAS QUE NOS CONCEDA A EXPERIÊNCIA GENUÍNA DA CRUZ, A FIM DE CUMPRIRMOS CABALMENTE SEU PROPÓSITO E SUA VONTADE, CONFORME O QUE ESTÁ ESCRITO EM MARCOS 8:34-38. ASSIM, OBTENDO A ÍNTIMA, PESSOAL, INDIVIDUAL E SINGULAR EXPERIÊNCIA COM NOSSO AMADO REI, POR FÉ, PODEREMOS REPETIR AS SÁBIAS PALAVRAS DE JÓ 42:5: "EU TE CONHECIA SÓ DE OUVIR, MAS AGORA OS MEUS OLHOS TE VEEM". LOUVADO SEJA O NOME SANTO DO SENHOR, O ÚNICO DIGNO DE TODA HONRA, GLÓRIA E EXALTAÇÃO. AMÉM. JESUS CRISTO É O NOSSO SENHOR! TENHA CERTEZA, AMADO IRMÃO EM CRISTO JESUS, QUE, DEPOIS DE TER PASSADO POR SUA PRÓPRIA EXPERIÊNCIA GENUÍNA, A SUA FÉ, NA PESSOA DELE, SERÁ COMO A SARÇA ARDENTE (ÊXODO 3:2), QUE ARDE NO FOGO DO ESPÍRITO, MAS NÃO SE CONSOME. GLÓRIAS E LOUVORES SEJAM SEMPRE DADOS A ESTE NOME QUE TEM INFINITO PODER CELESTIAL.

    ResponderExcluir
  7. Como continuar orando , quando esgota nosso argumento na oração ? Tipo , quero orar uma , duas , três horas , não tenho mais o que falar . O que faco ??? Me responde por favor . Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Romanos 8:26
      ​Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis

      Excluir
  8. Como continuar orando , quando esgota nosso argumento na oração ? Tipo , quero orar uma , duas , três horas , não tenho mais o que falar . O que faco ??? Me responde por favor . Obrigada

    ResponderExcluir
  9. Deus abençoe quem escreveu esse texto, edificou demais a minha vida!

    ResponderExcluir
  10. QUE EXPLICAÇÃO MAGNIFICA SOBRE ORAÇÃO.
    QUE EM NOME DE JESUS VC SEJA SEJA SEMPRE USADO POR DEUS,PARA TRANSMITIR O SEU RECADO.
    DEUS O ABENÇOE.

    ResponderExcluir